Cláudia de Jesus e o presidente da Associação, Jonas Cavalcante (Divulgação parlamentar)
Durante os trabalhos da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) nesta terça-feira, 03, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), manteve diálogo com o senhor Jonas Cavalcante, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados (ARRCT) de Rondônia, sobre a necessidade do governo estadual desafogar a fila de espera dos pacientes que precisam de transplante.
Em abril de 2023, a deputada esteve no Ministério da Saúde solicitando redução da fila de regulação no Sistema Único de Saúde (SUS) e mais investimentos do governo federal nas cidades rondonienses como forma de melhorar os atendimentos de saúde de baixa e alta complexidade. A deputada também já fez várias iniciativas parlamentares para apoiar os pacientes renais e suas famílias.
“Vamos apresentar um requerimento ao governo solicitando o retorno dos transplantes em nosso estado, para reduzir os tratamentos fora de domicílio e garantir qualidade de vida aos pacientes”, disse a deputada. Um outro problema mencionado pela Associação é que a diária de um paciente para tratamento fora do estado é de cerca de R$ 37 reais, insuficiente segundo eles, para alimentação, transporte e estadia.
De acordo com a Associação, cerca de 1.3 mil pacientes estão fazendo hemodiálise, diálise peritoneal e 40% precisam de transplante que só é realizado há cinco anos nos grandes centros médicos, fora de Rondônia. “Agradecemos o apoio da deputada Cláudia de Jesus. Mas precisamos que todos os deputados aprovem orçamento anual para que os pacientes renais façam transplantes em nosso estado”, explica Jonas.
Comentários
Postar um comentário