BIOGRAFIA


QUEM SOU?

Cláudia Regina Abreu (Cláudia de Jesus) é natural de Loanda no Paraná. É filha de Maria do Carmo Abreu e Anselmo de Jesus Abreu que é ex-deputado federal, ex-secretário de agricultura do estado de Rondônia e ex-presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). Mãe de Felipe Anselmo (in memoriam)

A família migrou para Rondônia no ano de 1984. Em Ji-Paraná, fixaram residência na Linha 128 Setor Riachuelo, zona rural da cidade. Cláudia é graduada em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública.

Filha de militante sindical e ativista político iniciou suas atividades sociais desde infância acompanhando o pai no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR, e também nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica - CEBES e no Partido dos Trabalhadores, nas mobilizações dos Movimentos Sociais, Marcha das Margaridas, Grito da Terra. Teve importante atuação nos três mandatos do ex-deputado federal Anselmo de Jesus.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Em 2013 foi nomeada para o cargo de Secretária Municipal de Agricultura e Pecuária de Ji-Paraná. 

Nesse período implantou o “Porteira a Dentro” e o programa de distribuição de “Calcário para o campo”, para atender beneficiários da agricultura familiar. Contribuiu para a implantação e legalização de agroindústrias e realizou a reforma do Feirão do Produtor.

A então, secretária coordenou a compra da produção do pequeno produtor através do programa Agricultura Familiar. Viabilizou para associações e agricultores indígenas e nãoindígenas mais de 500 equipamentos para o fortalecimento da agricultura familiar entre eles tratores, microtratores, barracas para feirantes, resfriadores de leite, equipamentos de agroindústrias e roçadeiras. Possibilitou a celebração de convênios com associações, cooperativa e sindicatos.

Em 2016 foi eleita vereadora pelo Partido dos Trabalhadores em de Ji-Paraná. Foi quando pautou debates sociais importantes, fez propostas que influenciaram na vida da população, fiscalizou e denunciou e participou da comissão e inquérito da Câmara.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Nas eleições de 2020, concorreu à prefeitura de Ji-Paraná. E em 2022 foi eleita deputada estadual de Rondônia com 8.845 votos distribuídos em todas as regiões do Estado.

Uma vitória que aconteceu no mesmo ano que o Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito presidente do Brasil, pelo terceiro mandato (2023-2026).

Na Assembleia Legislativa preside a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social. Integra às Comissões de Agropecuária e Polícia Rural; Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso; Comissão de Habitação e Assuntos Municipais.

Cláudia de Jesus é liderança política em um dos maiores colégios eleitorais do estado, ficha limpa, e sempre comprometida com os problemas sociais. Sempre atuou na defesa do setor produtivo primário, agricultura familiar, reforma agrária e na universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER. Dialoga com os movimentos sociais, camponeses, onde também tem atuação.

Postar um comentário

Comentários