Esperança no Campo: Rondônia Avança com Mais de 700 Novas Moradias Rurais em 2025

O Programa Minha Casa Minha Vida Rural, do Governo Federal, garante dignidade no campo e reforça o compromisso com a agricultura familiar.
Compartilhe no WhatsApp

O Programa Minha Casa Minha Vida Rural, do Governo Federal, garante dignidade no campo e reforça o compromisso com a agricultura familiar.


Rondônia está colhendo os frutos de um compromisso antigo com o povo do campo: o acesso à moradia digna. Em 2024, o Governo Federal lançou uma nova fase do programa de habitação rural, articulado por meio do Minha Casa Minha Vida Rural (MCMVR), do Ministério das Cidades. Em Rondônia, o Governo Federal garantiu a aprovação de mais de 700 moradias para famílias agricultoras do estado. A FETAGRO (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Rondônia) foi responsável pela conquista de 500 unidades habitacionais, e outros movimentos sociais, como a Associação dos Pequenos Agricultores de Rondônia (APARO), também tiveram propostas aprovadas, ampliando o alcance da política pública.


O programa encontra-se atualmente na segunda etapa, que envolve a organização da documentação das famílias beneficiadas, a assinatura de contratos com a Caixa Econômica Federal e a abertura de contas bancárias para viabilizar a execução dos empreendimentos em cada município, nos territórios rurais. O processo será conduzido pelas Entidades Organizadoras (EO), em parceria com os sindicatos e movimentos sociais.



Essa iniciativa está inserida em um grande esforço do Governo Lula, que tem na moradia digna e na valorização da agricultura familiar duas de suas principais bandeiras. Desde o início do mandato, o presidente Lula vem reafirmando que ninguém deve viver sem um teto digno, sobretudo os trabalhadores e trabalhadoras que alimentam o Brasil.


A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) tem sido uma das vozes mais firmes na defesa dessas pautas em Rondônia. Ao lado dos movimentos sociais e em diálogo constante com o Governo Federal, a parlamentar participou de reuniões e encontros com famílias beneficiárias, orientando e fortalecendo o processo de acesso ao programa.


“Parabenizo o presidente Lula, a FETAGRO e todos os movimentos que lutaram por essa conquista. Levar moradia digna ao campo é reafirmar o compromisso com os mais necessitados, com quem faz a comida chegar à mesa do povo brasileiro”, destacou a deputada.


O programa de habitação rural é mais do que a construção de casas: é a base para a permanência das famílias no campo, garantindo segurança, dignidade e desenvolvimento rural sustentável. Com ações como essa, Rondônia avança na luta por um estado mais justo e solidário.

Postar um comentário

Comentários