Combate à mortalidade materna é pauta de requerimento da deputada Cláudia de Jesus

Parlamentar requer informações ao Governo do Estado para discutir ações.
Compartilhe no WhatsApp


A luta pela redução da mortalidade materna no Brasil ainda é um desafio para o serviço de saúde e para toda a sociedade. Por isso, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), que também é presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS), fez um requerimento ao Governador do Estado e à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para obter informações sobre a situação atual e as ações que estão sendo tomadas para combater esse problema.

O Guia de Vigilância Epidemiológica do Óbito Materno do Ministério da Saúde aponta que a mortalidade materna é uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres, sendo uma tragédia evitável em 92% dos casos. A deputada Cláudia de Jesus destaca a importância de medidas efetivas para reduzir esse índice e proteger a saúde e os direitos das mulheres e das famílias durante e após a gestação.

“Como presidente da comissão de saúde, estou empenhada em buscar informações sobre a situação atual e quais políticas públicas estão sendo adotadas para a redução da mortalidade materna”, disse. Com base nas informações que serão repassadas pelo governo, será possível avaliar a situação atual e buscar soluções efetivas para reduzir esse índice e proteger a saúde e os direitos das mulheres.

Texto: Cristiane Abreu/Assessoria parlamentar

Foto: Assembléia Legislativa de Rondônia.




Postar um comentário

Comentários