Lideranças de Guajará-Mirim dialogam sobre impactos de hidrelétricas com equipe Cláudia de Jesus

Audiência é para tratar sobre um plano de desenvolvimento para região a partir da construção de hidrelétricas
Compartilhe no WhatsApp

Lideranças de Guajará-Mirim no gabinete da deputada Cláudia de Jesus (Divulgação)

Lideranças comunitárias, representantes de organizações não governamentais, dos povos indígenas da cidade de Guajará-Mirim, estiveram no gabinete da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), nesta quarta-feira, 16, na Assembleia Legislativa em Porto Velho, RO.


O tema do encontro foi os impactos socioambientais e etnoambientais que os moradores de Guajará poderão enfrentar nas próximas décadas, se projetos de hidrelétricas forem construídos na região. A cidade é considerada uma das mais verdes de Rondônia, com uma população indígena estimada em 90% nas áreas urbanas, rurais e é posicionada na fronteira binacional do Brasil com a Bolívia. 


As lideranças vão promover uma audiência pública dia 08 de setembro de 2023, a partir das 16h, na Câmara de Vereadores do município. A proposta inicial do evento é mobilizar a sociedade para o tema e formar uma comissão de moradores que vão debater e traçar um projeto de desenvolvimento que possa garantir a sustentabilidade social e ambiental das populações. 


Estavam na reunião: Marcos Anibal da Cooperativa Cururim, Alana Eliza do Conselho Municipal de Saúde, Dorivaldo que é liderança indígena, Everaldo Pereira que atua como biólogo e presidente do Conselho Municipal de Saúde, César Morette perito criminal, João Dutra do Movimento dos Atingidos por Barragens - Mab, Delson Xavier professor do curso de direito da Unir. 

Postar um comentário

Comentários