Deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) - (Divulgação parlamentar)
Com objetivo de garantir mais acesso da população aos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou ao Governo de Rondônia uma indicação parlamentar para que seja realizado de maneira urgente cirurgias para correção de fissura labiopalatal, por intermédio da Operação Sorriso. O programa atende na rede pública pacientes com essa condição de saúde. O pedido foi encaminhado à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).
"Existem casos de crianças e adultos com lábio ou palato aberto em diversas localidades do Estado. A grande maioria das famílias não possuem condições financeiras de arcar com os custos dos procedimentos cirúrgicos na rede privada. É preciso garantir os tratamentos e diminuir desigualdades sociais", explicou a deputada.
De acordo com a parlamentar, a realização de cirurgias gratuitas para os pacientes que necessitam de correção labiopalatal é um direito fundamental previsto na Constituição Federal: a saúde é um direito universal e igualitário. A maioria dos estudos considera as fissuras labiopalatinas como defeitos de não fusão de estruturas embrionárias. Ou seja, tanto o lábio como o palato - o céu da boca - são formados por estruturas que, nas primeiras semanas de vida, estão separadas. Não há apenas uma causa para a ocorrência da fissura. Acredita-se que se dá por uma interação de genes associados a fatores ambientais.
Comentários
Postar um comentário